Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cooperativismo

Agricultores fazem marcha de protesto em Curitiba

Manifestantes ligados à agricultura familiar fizeram nesta terça-feira, pela manhã, em Curitiba, uma caminhada de protesto contra o projeto de Lei do Cooperativismo.

Os organizadores do protesto avaliaram em cerca de mil pessoas, representantes de cooperativas da agricultura familiar de todo o estado e também de outros estados.

Os manifestantes marcaram debates e atos públicos sobre o projeto de lei que trata da nova Lei do Cooperativismo. Eles não concordam que a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) represente todas as cooperativas do país.

A primeira atividade foi uma passeata que saiu da Boca Maldita, no começo da manhã, rumo à Assembléia, para uma audiência pública.

O presidente da Assembléia, Deputado Hermas Brandão (PSDB), prometeu ouvir os representates da agricultura familiar e encaminhar a reivindicação deles ao senador paranaense Osmar Dias (PDT) autor do projeto de cooperativismo.

O grupo afirma que o propjeto de lei 171 é inconstitucional, pois concede à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) plenos poderes para "autorizar a constituição de cooperativas, registrá-las, fiscalizar suas atividades, convocar assembléia geral e solicitar a sua liquidação". Isso, segundo os agricultores familiares, desrespeita a liberdade de organização prevista pela Constituição de 1988 (Artigo 5º).

Veja as imagens do protesto em vídeo do ParanáTV

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.