• Carregando...

Manifestantes ligados à agricultura familiar fizeram nesta terça-feira, pela manhã, em Curitiba, uma caminhada de protesto contra o projeto de Lei do Cooperativismo.

Os organizadores do protesto avaliaram em cerca de mil pessoas, representantes de cooperativas da agricultura familiar de todo o estado e também de outros estados.

Os manifestantes marcaram debates e atos públicos sobre o projeto de lei que trata da nova Lei do Cooperativismo. Eles não concordam que a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) represente todas as cooperativas do país.

A primeira atividade foi uma passeata que saiu da Boca Maldita, no começo da manhã, rumo à Assembléia, para uma audiência pública.

O presidente da Assembléia, Deputado Hermas Brandão (PSDB), prometeu ouvir os representates da agricultura familiar e encaminhar a reivindicação deles ao senador paranaense Osmar Dias (PDT) autor do projeto de cooperativismo.

O grupo afirma que o propjeto de lei 171 é inconstitucional, pois concede à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) plenos poderes para "autorizar a constituição de cooperativas, registrá-las, fiscalizar suas atividades, convocar assembléia geral e solicitar a sua liquidação". Isso, segundo os agricultores familiares, desrespeita a liberdade de organização prevista pela Constituição de 1988 (Artigo 5º).

Veja as imagens do protesto em vídeo do ParanáTV

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]