• Carregando...

O Ministério da Agricultura deve divulgar nesta quinta-feira os resultados dos exames sorológicos nas propriedades do Paraná sob suspeita de febre aftosa. A informação, segundo a assessoria de imprensa do governo estadual, é do secretário estadual da Agricultura, Newton Pohl Ribas. Na manhã desta terça, ele esteve reunido em Brasília com o secretário Nacional de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel.

De acordo com o governo, Ribas foi cobrar agilidade do Ministério na liberação dos resultados dos exames de sorologia, coletados no início de maio. Maciel se comprometeu a despachar instruções normativas liberando as propriedades onde os testes das amostras derem negativo para aftosa.

Atualmente, há sete fazendas bloqueadas por suspeita de febre aftosa no Paraná. Todos os proprietários dessas áreas acompanharam o secretário Ribas na reunião no Ministério da Agricultura. As fazendas ficam nos municípios de Loanda, Grandes Rios, Maringá, Bela Vista do Paraíso e São Sebastião da Amoreira. Enquanto os resultados dos testes não são divulgados oficialmente, os animais dessas fazendas têm que ficar isolados.

As sete propriedades sob suspeita de aftosa estão realizando o terceiro exame sorológico de seus animais. Os dois testes anteriores deram negativo. O governo paranaense quer a divulgação imediata dos testes em 9.649 animais de outras 607 fazendas, que ficam num raio de dez quilômetros da área sob suspeita. A intenção é liberar a movimentação de animais em toda a área.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]