• Carregando...

A Sanepar, a Companhia de Saneamento do Paraná, utiliza os mananciais da Bacia do Iguaçu, mas não a água do curso do Rio Iguaçu, que está comprometida. O uso dessa água para abastecimento foi feito até o ano de 2001 e hoje a captação só é realizada no município de União da Vitória (PR).

Maria Arlete Rosa, diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, explica que o que a empresa faz é captar e tratar o esgoto. O porcentual de coleta em Curitiba, de acordo com ela, é de 85%. O resultado desse trabalho na estação de tratamento é a saída de lodo (que não se dissolve e pode ser usado como insumo agrícola); de efluente de esgoto tratado (que pode ser devolvido para o rio se forem seguidas as normas ambientais); e dos gases.

No caso do lodo, afirmou Maria Arlete, é possível a recuperação de 100%. Usado como insumo agrícola, ele representa um estímulo à produção de alimentos e auxilia na recuperação da mata ciliar, já que o crescimento das árvores aumenta de 30% a 40%, completa a diretora.

Segundo ela, o problema da poluição dos rios por esgoto passa pela questão das ligações irregulares. A Sanepar, lembra Maria Arlete, está desenvolvendo um trabalho para a regularização das ligações. É o "Programa Viva a natureza! Se ligue na rede". A meta é ter 80% das ligações regularizadas nas obras.

A diretora ainda frisa que o esgoto não é a única fonte de poluição do rio. Existem outras, segundo ela, como: drenagem, falta de política adequada de coleta de lixo, manejo da água da chuva, terra e material orgânico que assoreia o rio. (VF)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]