Duas garotas, de 15 e 19 anos, amigas da adolescente de 13 anos apedrejada na tarde de terça-feira (6) em Foz do Iguaçu, confessaram a autoria do assassinato em depoimento à polícia. O crime teria sido motivado por ciúmes.
"O namorado da menina de 15 anos teria saído com a adolescente, e, por isso, causado ciúme entre elas e provocado a vingança", confirmou o delegado Alexandre Macorin, da 6.ª Subdivisão Policial em Foz.
O corpo da menina foi encontrado por dois funcionários de Furnas num córrego na região norte da cidade, no final da tarde da última terça (6) com sinais de traumas no crânio.
A polícia foi chamada e apenas um agente acompanhou os funcionários à comunidade local para as primeiras averiguações sobre a morte. Na região, com a notícia do crime, moradores tentaram linchar as duas jovens. "Um único agente e os dois funcionários é que contiveram uma grande quantidade de pessoas iradas, querendo fazer justiça com as próprias mãos", contou o delegado. A situação só foi controlada com a chegada de reforço policial.
Encaminhadas à delegacia, a jovem de 19 anos foi presa em flagrante e a adolescente, apreendida e encaminhada ao Centro de Socioeducação. Apesar de terem escapado do linchamento, o delegado diz temer pela segurança da maior.
Já o garoto disse em depoimento não ter participado do crime, mas seu envolvimento não foi descartado pelo delegado. "Ainda temos mais dez dias para investigar."
Motivo
O crime chama atenção pela violência e pela motivação, de acordo com Macorin. "o que choca é a banalidade de uma ação que resultou na morte de uma menina e a outra [tentativa de linchamento] de fazer justiça com as próprias mãos."
- Retrato atribuído a mulher espancada foi feito há quase 2 anos
- Suspeito de participar de linchamento de mulher é preso
- Retrato falado de suposta sequestradora estava sendo divulgado em Matinhos
- MP-PR faz alerta sobre falso boato a respeito de sequestradora em Matinhos
- Mulher morre espancada por moradores do Guarujá, litoral de SP



