Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apagão aéreo

Ano-novo teve 40% mais passageiros do que no Natal

São Paulo – Levantamento realizado pela Anac e divulgado ontem mostra que o volume de passageiros embarcados em vôos nacionais e internacionais no fim de semana do ano-novo, de 29 a 31 de dezembro de 2006, foi 40% superior ao período do Natal, de 23 a 25 de dezembro. De acordo com a Anac, foram transportados 410.447 mil passageiros, contra 293.525 mil no Natal.

Segundo a agência reguladora, no período do ano-novo foi registrada queda de mais de 50% na média de vôos atrasados e cancelados em relação ao período do Natal. A média de atrasos no Natal foi de 33,9% e de cancelamentos foi de 11,7%.

Para evitar que os problemas de cancelamentos e atrasos registrados no feriado de Natal se repetissem no ano-novo, a Anac promoveu um plano de emergência que proibia alterações e cancelamentos de rotas e horários das companhias aéreas, impedia a prática de overbooking (venda de passagens acima da capacidade da aeronave) e limitava os fretamentos (vôos charter).

A agência promoveu a criação de uma Força Tarefa com a função específica de fiscalizar os aeroportos, de forma que todos os passageiros que compraram bilhetes conseguissem embarcar. Os resultados foram positivos. As ações fizeram com que o porcentual de atrasos fosse reduzido para 10%, chegando a 1,7% e 2% no último dia de 2006 e no primeiro dia de 2007, respectivamente.

A Anac informou ontem que continuará monitorando as empresas aéreas, principalmente em dias de maior volume de tráfego, como no feriado de carnaval.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.