• Carregando...
 | Reprodução/
| Foto: Reprodução/

“Sou muito bem casado”, começa aos risos a entrevista o publicitário Samir Arrage, que movimentou as redes sociais nesta quinta-feira (16) de forma anônima. Um anúncio publicado nos classificados de Zero Hora trazia o inusitado título “Ela disse não”. Com uma história que envolvia humor e aquele drama cotidiano dos relacionamentos que não vingaram, o texto sugeria a venda de um anel de ouro 18k com brilhante, recusado por uma mulher, mesmo após esforços do pretendente. No fim da manhã de quinta, já era compartilhado a partir de fotos que reproduziam a página do jornal e conduzia os mais variados debates. Seria uma ação promocional de uma marca? Um novo projeto colaborativo para a rede onde as pessoas poderiam desabafar?

A cena descrita pelo publicitário – com pétalas de rosas no chão, vinho malbec argentino e massa carbonara com receita da internet – é uma ficção. O anúncio faz parte de um trabalho que Arrage irá entregar na quarta-feira da próxima semana, no mestrado de Escrita Criativa, na Faculdade de Letras da PUCRS, universidade onde também é professor há quatro anos, no curso de Publicidade e Propaganda.

“Eu optei por fazer um experimento com minicontos flertando com a propaganda. São vários de pequeno ou médio porte. Foi quando tive a ideia de fazer uma paródia usando a linguagem dos classificados. Veiculando de fato, poderia testar essa linguagem diferente e também trabalhar literatura em um veículo de massa”, contou.

Da ideia ao resultado, passou por alguns percalços para a publicação. O texto inusitado gerou desconfiança no sistema de cadastramento dos classificados. Pessoalmente, Arrage fez o cadastro e pôde, enfim, publicar seu texto. Até o final da tarde de quinta-feira, quase 400 e-mails já constavam em sua caixa. Mensagens como “você merece coisa melhor” e até mesmo propostas de compra do anel estavam entre os contatos, mas o autor confessou que não pôde ler com a devida calma.

Em princípio, o experimento se encerra com a entrega do trabalho, até porque o publicitário ainda não conseguiu se refazer da surpresa da repercussão. Dos poucos feedbacks que imaginava ter, viu o dia ser transformado pela projeção no Facebook. E sobre a dificuldade de fazer e viver de literatura no Brasil, respondeu sem perder o bom humor:

“ Tenho certeza de que será o meu conto mais lido”, diz o marido de Mayume Mizoguchi. Casados há 12 anos, eles vivem hoje, além da microfama causada pelo ousado trabalho, a expectativa do nascimento do pequeno Tom no próximo mês.

Leia o texto do anúncio completo:

“ELA DISSE NÃO VENDE- SE anel de ouro 18k c/ brilhante, s/ uso, única ( possível) dona declinou. Acendi velas, forrei o piso c/ pétalas ( vermelho metálico) preparei talharim à carbonara ( receita copiada da internet). Operei o saca- rolhas, servi 2 taças com malbec ( argentino). Jazz ( instrumental/ americano) ao fundo. Antes da sobremesa: encostei joelho ( direito) no piso soterrado por flores. Destampei o casulo aveludado. proposta feita. Ao que parece, oportunidade única, p/ ela, nunca foi. Lacrimejou/- berrou/ culpou a rotina ( 1 clichê) c/ apenas 8 meses de uso, fui substituído por 1 rapazote 0km. 1 estagiário de Direito, 23 anos ( revisado em rede social). Colega de trabalho, mais potência, 6 gomos no abdômen. Em péssimo estado, busco, ao menos, recompensa financeira. Voltei a fumar ( clichê, 2). Bem que mamãe ( falecida, 3 anos) sempre avisava: as coisas do coração não têm piscapisca. Enfim, negocia- se. Aceitamos ofertas/ trocas/ ombro amigo e histórias a combinar c/ essa. Envie p/: eladissenao@gmail.com.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]