i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
o céu é o limite

Aplicativos reconhecem estrelas e constelações no smartphone em tempo real

Ferramentas ajudam na observação do céu e funcionam a partir da câmera ou da geolocalização do celular

  • PorDa Redação
  • 27/12/2016 20:10
É possível identificar estrelas, planetas e até mesmo satélites artificias com os aplicativos de astronomia. | Reprodução/Pixabay
É possível identificar estrelas, planetas e até mesmo satélites artificias com os aplicativos de astronomia.| Foto: Reprodução/Pixabay

Já se imaginou explorando o espaço e conhecendo a fundo os planetas e as constelações do universo? Apesar de parecer uma atividade restrita a astrônomos e profissionais com conhecimento técnico sobre o tema, com uma ajudinha da tecnologia, qualquer pessoa pode fazer isso. Basta olhar para o céu e mirar seu smartphone. Ao menos essa é a premissa de três aplicativos de astronomia, que prometem identificar os astros em tempo real utilizando ferramentas como a geolocalização e a câmera do celular.

Confira os aplicativos de astronomia selecionados pela Gazeta do Povo :

Sky Map

O aplicativo de astronomia Sky Map utiliza a geolocalização do smartphone para mostrar imagens das estrelas e constelações e indicar a posição em que se encontram no céu. Desenvolvida pelo Google, a interface funciona por um sistema em que o usuário aponta o celular para o astro que quer descobrir o nome, por exemplo, e recebe a informação na tela - e não precisa ser noite para isso.

Também é possível explorar o céu em modo manual, dando zoom nos planetas e vislumbrando-os em tempo real. Outra opção do app é a “viagem no tempo”, na qual o usuário pode ver como o céu era no passado ou será no futuro. O Sky Map está disponível para download para sistema operacional Android, na Google Play.

Sky View

Interface do skyview, aplicativo de astronomia que identifica constelações e outros objetos no céu.Reproução/SkyView

O Skyview é um aplicativo de astronomia que, por meio da câmera do smartphone, permite a identificação precisa de objetos celestiais - seja durante o dia ou durante a noite. Basta apontar o dispositivo para o céu e descobrir se o ponto de luz visível naquele local trata-se de uma estrela, um planeta, ou até mesmo um satélite passando pela área. O SkyView está disponível para download para Android e IOS.

Mobile Observatory

Além de ter a opção de detectar astros com a localização do smartphone, o aplicativo de astronomia Mobile Observatory permite a verificação das datas e locais onde os próximos eclipses e cometas, por exemplo, irão acontecer. É possível receber notificações sobre os eventos celestiais, descobrir a hora exata do nascer e do pôr do sol, a fase atual da lua, além de ler descritivos sobre os mais diversos planetas, galáxias e estrelas. O app está disponível apenas para Android.

Colaborou: Cecília Tümler

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.