• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Noves meses depois de um poste republicano cair e ferir uma mulher em Curitiba, a prefeitura da capital anunciou o início da revitalização dos “nostálgicos” equipamentos de iluminação espalhados pela cidade. São quase mil postes, que serão reparados ou substituídos a um custo aproximado de R$ 3,6 milhões – 4% do valor total do plano de iluminação pública lançado na capital em março do ano passado.

Segundo a prefeitura, a revitalização dos postes republicanos começou na primeira semana de julho em um trabalho dividido em duas etapas. A primeira contempla a recuperação de 508 equipamentos, incluindo o sistema elétrico, da Rua XV de Novembro e também no Jardim Ambiental, no Jardim Botânico, e nas praças Osório, Zacarias e Santos Andrade.

Em um segundo lote, serão reparados outros 456 equipamentos em praças, entre elas Eufrásio Correa, Generoso Marques, Tiradentes, Rui Barbosa, Nossa Senhora de Salete. A previsão de término dos trabalhos é de 10 meses.

A recuperação conta com a instalação de um novo sistema de iluminação, que, segundo a prefeitura de Curitiba, vai implicar em melhor luminosidade e eficiência energética.

Plano de iluminação

Do orçamento de R$ 90 milhões previsto para o plano de iluminação pública, 25% do investimento foi destinado à substituição de luminárias de vapor de sódio por vapor metálico ou LED ; 16% para manutenção da iluminação pública (16%), e 10% para melhorias na iluminação pública de praças e parques. Ações para implantação do sistema inteligente de iluminação pública ficou com 5% do bolo, e reparação de postes republicanos com 4 %. De acordo com a administração municipal, “outras intervenções” fecham o restante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]