Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná

Após dois dias de falhas, sites do governo começam a se restabelecer

Alguns sites ainda apresentam lentidão ou serviços indisponíveis. Celepar informou que problema técnico foi no sistema central

Após dois dias de pane nos sites do governo do Paraná mantidos pela Celepar, Companhia de Informática do estado, os portais começaram a ser reestabelecidos na tarde desta terça-feira (6). Alguns serviços, porém, seguem indisponíveis ou ainda apresentam lentidão.

Segundo a Celepar, a falha foi causada por um problema técnico ocorrido em equipamentos do sistema central. Desde segunda-feira (5), diversos serviços ficaram fora do ar, causando transtornos para a população.

Os sites do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML) voltaram a funcionar na manhã desta terça-feira, e as páginas do governo do estado, da Agência Estadual de Notícias e da Polícia Militar se reestabeleceram apenas no início da noite.

Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu um aviso na tarde desta terça-feira prorrogando os prazos processuais enquanto o site estivesse fora do ar.

Segundo o TCE, os prazos voltam a ser contados a partir do primeiro dia útil após a solução do problema - ou seja, a partir desta quarta-feira (7). Apenas o prazo final para o envio da prestação de contas anual - marcado para o dia 31 de março - não foi prorrogado. Imposto de Renda

A Receita Estadual do Paraná avaliou que os problemas técnicos na página do órgão não causaram transtornos para os contribuintes. A arrecadação - prevista para o dia 5 de março - se confirmou na totalidade, segundo informações da inspetora geral de arrecadação da secretaria estadual da Fazenda, Susanne Dobjinski.

Cerca de 80 mil estabelecimentos paranaenses usam o serviço de nota fiscal eletrônica. Técnicos da Receita informaram que cerca de 600 mil notas fiscais eletrônicas (NF-e) que deixaram de ser emitidas na segunda-feira (5) foram represadas, o que significa que elas podem ser lançadas com data anterior.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.