Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Voos

Após oito horas fechado, Afonso Pena reabre para pousos

Atividades tinham sido suspensas por volta da 1h25 por causa do nevoeiro. As decolagens ocorriam normalmente

Após oito horas fechado, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, reabriu para pousos na manhã desta segunda-feira (13), por volta das 9h25. O terminal operava por instrumentos por volta das 10h15. As atividades tinham sido suspensas por volta da 1h25 por causa do nevoeiro. As decolagens ocorriam normalmente.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 11 dos 42 voos programados no Afonso Pena para a madrugada e manhã desta segunda-feira foram cancelados e quatro registravam atraso.

O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do estado, o Aeroporto Silvio Name Junior, em Maringá, na região Noroeste, e o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, trabalhavam em modo visual.

Não havia voos cancelados ou atrasados em Maringá. Quatro voo estava atrasado em Londrina e três em Foz do Iguaçu.

Cancelamentos no Afonso Pena

O Afonso Pena teve alto índice de voos cancelados e atrasados na última sexta-feira (10) e no fim de semana por causa da neblina e das cinzas do vulcão chileno Puyehue . Aeroportos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ficaram fechados na manhã de sexta e causou reflexos no Afonso Pena. As companhias aéreas TAM e Gol voltaram a operar voos no período da tarde de sexta com origem e destino em aeroportos na Região Sul do país.

No sábado (11), o balanço da Infraero apontou que 48% dos voos nacionais e internacionais nos aeroportos de todo o país registraram atrasos superiores a meia hora desde a meia-noite até as 16h. O número corresponde a 977 voos. Outros 257 voos, ou 12% do total, foram cancelados até as 19h.

Segundo a Tam, o fechamento dos Aeroportos de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, de São José dos Pinhais, na região de Curitiba, e de cidades no interior de Minas Gerais e São Paulo, provocou desvio de aeronaves para outros destinos, atrasos e cancelamentos de voos da companhia.

O número de voos atrasados e cancelados caiu no domingo (12). No Aeroporto Afonso Pena, dos 87 voos domésticos previstos até as 21h, 13 (14,9%) sofreram atraso e três (3,4%) foram cancelados.

Cancelamentos por causa das cinzas do vulcão chileno nesta segunda

As nuvens com cinzas do vulcão chileno Puyehue continuam a causar cancelamentos de voos. Os problemas ocorrem com voos para a Argentina e para o Uruguai nesta segunda-feira.

Segundo a Infraero, não havia nenhum voo internacionais marcado para o Afonso Pena na manhã desta segunda-feira (13). A companhia aérea TAM informou que os voos da manhã desta segunda-feira com destino para Buenos Aires, na Argentina, foram cancelados. A empresa Gol também cancelou os voos desta manhã para Buenos Aires e Rosário, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai, pelo mesmo motivo.

Em nota, a TAM informou que "os clientes da companhia devem ligar para a Central de Atendimento da TAM antes de se dirigirem ao aeroporto ou para remarcar seus voos. Os números são: Brasil: 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades)".

Já a Gol orientou os passageiros a "permanecer em suas cidades de origem e verificar a situação dos voos com a empresa antes de se dirigir ao aeroporto". A companhia afirmou ainda que "providenciará reacomodações sem cobrança das taxas previstas e, se os clientes preferirem cancelar a viagem, receberão o reembolso no valor integral dos bilhetes". O número de atendimento ao cliente da Gol no Brasil é 0300-115-2121.

Mais informações em breve.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.