Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São Paulo

Aposentado diz que "força divina" ajudou no encontro de bebê abandonado

Recém-nascido foi achado em um terreno baldio em Taubaté. Criança foi deixada dentro de saco plástico de supermercado

Um bebê abandonado foi encontrado na manhã desta sexta-feira (26) no bairro do Belém, em Taubaté. O recém nascido, que ainda tinha o cordão umbilical, está internado. Segundo os médicos ele não corre risco de morte.

O aposentado Orlando Bonfim fazia caminhada pela manhã quando ouviu um choro. "Pensei que fosse um animal machucado, aí eu vi que era uma criança", afirma Orlando, espantado com o achado.

Ele mostrou o local onde encontrou o bebê à polícia: um terreno abandonado no bairro do Belém. A criança estava sem roupa, dentro de um saco plástico.

O recém-nascido, do sexo masculino, foi levado ao pronto-socorro de Taubaté. Ele nasceu com oito meses de gestação e pesa 2,300 kg. Segundo o médico que o atendeu, o parto deve ter sido na madrugada desta sexta-feira. O bebê está na incubadora, mas o estado dele é estável. "Ele chegou com hipotermia, roxinho e foi medicado. A criança estava suja de terra e também tinha picadas de formiga", diz o médico pediatra Marcelo Ferreira.

O caso vai ser investigado pela Delegacia da Mulher. A prioridade, segundo o Conselho Tutelar, é encontrar a mãe do bebê que pode ser indiciada por abandono de incapaz. "A criança, quando tiver alta, pode ser levada ao abrigo", confirma o conselheiro tutelar Vicente Morgado.

O aposentado que encontrou o bebê se emociona ao pensar que passou pelo local a tempo de salvar uma vida. "Deus faz a coisa certa na hora certa. Na quinta-feira, dia do Natal, estava chovendo e eu nem saí para caminhar. Hoje decidi ir e encontrei o menino. Parece que é a força de Deus", diz Orlando.

Não há previsão de quando o bebê sairá do hospital. A Polícia Civil de Taubaté informou que já instaurou inquérito para apurar o caso e para tentar encontrar a mãe.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.