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O relatório final da CPI do Apagão em funcionamento na Câmara recomendará ao governo impor mais regulação às companhias aéreas. Uma das sugestões será obrigá-las a cumprir uma "cota" de linhas pouco rentáveis. "Hoje, elas só querem o filé mignon", diz o relator da comissão, Marco Maia (PT-RS), que promete seu texto para o final de agosto. O petista defenderá ainda uma espécie de "liberdade vigiada" para a política de preços praticada pelas empresas.

Outra medida a ser incluída no relatório é a criação de uma secretaria de Aviação Civil dentro do Ministério Defesa. A desmilitarização do controle do tráfego aéreo, idéia que o governo Lula cultivou até murchar com a crise, será arquivada também pela CPI.

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Palmatória – O fato de Dilma Rousseff ter instalado Milton Zuanazzi na presidência da Anac não a impede de bater pesado no velho amigo. Quem mais apanha da ministra da Casa Civil, porém, é a diretora Denise Abreu.

Fidelidade – A TAM é de longe a companhia aérea preferida do governo para viagens oficiais de seus servidores. Só neste ano, os diversos ministérios desembolsaram R$ 5,58 milhões em passagens da empresa. A Gol vem num distante segundo lugar, com R$ 1,9 milhão. A Varig, que já liderou o ranking, recebeu parcos R$ 110 mil em 2007.

Cruzeiro – Imunes à balbúrdia nos aeroportos, os aviões presidenciais trabalharão a todo vapor nos próximos 12 meses. Documento do Palácio do Planalto prevê que nesse período o Aerolula realize cem missões, e o chamado Sucatinha, outras 220.

Exaustos 1 – Devido à grande concentração de paulistanos endinheirados em suas fileiras, a campanha "Cansei", lançada pela OAB-SP em parceria com o empresário João Dória Jr., ganhou o apelido de "Movimento Oscar Freire".

Exaustos 2 – Como a campanha tem anúncios produzido pela agência de Nizan Guanaes, publicitário que recentemente abocanhou parte da conta dos Correios, petistas sugerem um slogan alternativo: "Cansei de ganhar dinheiro no governo federal".

Novo front 1 – O governo gastará R$ 4,5 milhões em agosto numa campanha publicitária em tevês, rádios e cartazes para divulgar o ProJovem, programa de qualificação para jovens de 18 a 24 anos.

Novo front 2 – O programa, de 2006, paga R$ 100 por mês para jovens de baixa renda completarem o ensino fundamental. O governo aposta no ProJovem como versão reduzida do Bolsa-Família no segundo mandato de Lula.

Pupilo 1 – Em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) seguiu os passos do governador José Serra (PSDB) e incrementou sua verba de publicidade. O gasto médio com propaganda passou de R$ 2,1 milhões/mês em 2006 para R$ 3 milhões neste ano.

Pupilo 2 – De junho para julho, Kassab aumentou o orçamento anual da publicidade de R$ 35,5 milhões para R$ 50,5 milhões. A prefeitura alega que o incremento foi possível por causa do aumento da arrecadação municipal.

Capitania – O sonho tucano de atrair Jarbas Vasconcelos tem chances escassas de se realizar. O senador explicou a amigos que não vê sentido em entregar o PMDB de Pernambuco de mão beijada para Armando Monteiro (PTB), deputado e presidente da CNI.

Pelo ralo – Duas emendas ao Orçamento apresentadas pelo deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL) estão com problemas de execução, de acordo com a Caixa Econômica Federal, que acompanha as obras. Feitas por pequenas empreiteiras de Alagoas, destinam-se a asfaltamento e pavimentação nas cidades de Branquinha e Porto Calvo.

TIROTEIO

Do deputado federal DEVANIR RIBEIRO (PT-SP), amigo de Lula, sobre o "Movimento Cívico pelos Direitos dos Brasileiros", cujo slogan é "Cansei", capitaneado pela OAB-SP e apoiado por empresários:

–Os organizadores desse movimento se cansaram é de tolerar a presença de um metalúrgico na Presidência da República.

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