• Carregando...

O assassinato de Bernardo Dayrell Pedroso e Renata Waechter Ferreira foi noticiado em pelo menos três sites internacionais de nacionalistas de extrema direita. Com o título "Brasil: casal nacionalista assassinado com tiros na cabeça", um fórum português (www.forumnacional.net) publicou uma foto dos estudantes e reproduziu duas matérias da Gazeta do Povo sobre o crime, publicadas nos dias 22 e 23 de abril. "Eram nacionalistas, foram abalroados na estrada quando vinham de um convívio, um tiro no joelho e outro na cabeça", afirma um participante do fórum. "Isto é um assassinato a um casal nacionalista, cujo o único ‘crime’ foi a sua ideologia politica", continua.

Abaixo desse comentário, um brasileiro que se identifica apenas como Conrado e aparece mascarado em uma foto, revela que tinha mantido contato com Dayrell. "Troquei alguns e-mails com o Bernardo (...). São pessoas que, de certa forma, são conhecidas pelas suas ideias. O motivo real sobre seus assassinatos ainda é uma incógnita. (...) É uma perda."

Segundo outro integrante do fórum, "a festa (da qual os dois estudantes participaram antes de serem mortos) era para festejar o aniversário de um estadista alemão que nasceu no dia 20 de abril (Adolf Hitler). O carro foi abalroado e os dois ocupantes foram executados com tiros na cabeça e não roubaram nada, foi um crime de ódio."

O crime também foi noticiado no fórum norte-americano Stormfront (www.stormfront.org/forum). A notícia foi publicada por alguém que se identifica como looking for a fight (procurando uma briga) e inclui a inscrição R.I.P. (rest in peace, descanse em paz, em inglês), com fotos dos dois estudantes. "Mesmo se não tiverem nada a ver com o aniversário de Hitler ou qualquer coisa do tipo eu fico triste por eles e pela família, dois brancos a menos entre nós", comenta uma pessoa de Campinas (SP) que se identifica como "White Brazilian Boy" ("garoto branco brasileiro"). O Stormfront é assumidamente nazista. Seu lema é "White Pride World Wide" ("orgulho branco em todo o mundo") e seus membros defendem o revisionismo histórico, doutrina segundo a qual o Holocauto de judeus na Segunda Guerra Mundial (1939-45) foi inventado.

Rumo ao Valhalla

O blog de extrema direita argentino chamado Argentina Blanca (skinheadarg.blogspot.com) pede justiça para os estudantes brasileiros. O título do texto que informa o crime é Nos vemos em el Valhalla camaradas! Valhalla, na mitologia nórdica, era o local para iam as almas dos guerreiros vikings mortos em batalha. O blog publica quatro fotos dos estudantes e diz que eles foram assassinados a sangue frio. "Que Odin (o deus dos nórdicos) os tenha sempre em sua glória", afirma o texto. Um comentarista chamado Junior escreve "estaremos sempre juntos (...) um dia nos veremos no paraíso, Bernardo e Renata, nos encontrarem em Valhalla (...) Continuaremos lutando como vocês queriam (...) Heróis nunca morrem". Outro comentarista do blog, que se identifica como Carlos Straub, escreve "foi uma honra ter vcs (sic) como verdadeiros amigos. Nunca serão esquecidos (...) um dia nos veremos em Valhalla aonde vivem os fortes." O texto e os comentários deixam clara a tendência dos neonazistas de cultuarem mitos e deus da mitologia nórdica.

O blog Argentina Blanca também publicou a matéria da Gazeta do Povo publicada no dia 22 de abril, traduzida para o espanhol. O site tem uma suástica e traz notícias do grupo de skinheads conhecido como "Blood and Honour" ("sangue e glória").

Luto no orkut

As mortes de Dayrell e Renata também foram lamentadas no site de relacionamentos orkut. O perfil de Bernardo Dayrell (Dayrell entre o divino e o profano) traz uma foto do casal e não inclui referências ao nazismo. Outro perfil, no entanto, identificado apenas como Dayrell, tem comunidades como "A indústria do Holocausto", "Südbrasilien Division" (divisão sul-brasileira) e "Resistência anticomunismo".

Oito amigos virtuais de Dayrell incluíram a palavra "luto" aos seus perfis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]