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Quem já tinha preparado o espírito para enfrentar longas horas de espera nos aeroportos brasileiros, em função de atrasos e cancelamentos de voos, teve uma grata sur­­presa ontem. Até as 22 horas, 19,8% das 2.109 partidas e chegadas programadas no país sofreram atrasos superiores à meia hora e 4,4% foram canceladas – taxas bem abaixo das projetadas pelos menos otimistas. A principal responsável pelos atrasos e cancelamentos foi a Webjet – 56,1% dos 139 voos da empresa previstos para ontem sofreram atrasos e 15,8% foram cancelados, segundo balanço da Infraero, a estatal que administra os aeroportos no país.

Em função dos problemas da Webjet, a família Perrin passou boa parte do dia em aeroportos e não conseguiu chegar ao destino final. O casal, a filha e uma parente – além de 15 passageiros – sairiam de Belo Horizonte às 9h45 do domingo, em direção ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Porém, o voo deles foi cancelado e o grupo foi remanejado para outro da Gol, que saiu às 14 horas da capital mineira. Eles chegaram em Curitiba às 15h30, mais de quatro horas depois do previsto.

Com isso, eles perderam as passagens que tinham comprado para Siqueira Campos, no Norte do estado, no ônibus que saiu às 14 horas da rodoferroviária de Curitiba. O problema já era esperado, mas, segundo a família, havia a promessa de que um táxi os levaria até o des­­tino final, o que não aconteceu. "Chegamos aqui e o pessoal [da Webjet] disse que não sabia de na­­da e que não teriam como ajudar. Não ofereceram nem água", reclamou Érica Perrin. Depois de três ho­­ras de discussão, a companhia aérea aceitou pagar hotel à família em Curitiba, para que eles tentassem completar a viagem até Si­­queira Campos hoje. "Perdemos cerca de R$ 250 em passagens [de ônibus]", lamentou Dimas Perrin, que pretende visitar a mãe dele no interior do estado. A Gazeta do Po­­vo tentou ouvir re­­presentantes da Webjet ontem, mas não obteve sucesso.

Afonso Pena

Apesar de um grande movimento de pessoas no saguão do Aeroporto Afonso Pena, o dia de ontem não foi marcado por graves problemas no terminal. Dos 101 voos programados até as 22 horas, 16 tiveram atrasos superiores à meia hora (15,8%) e apenas dois foram cancelados (2%).

No sábado, dia de Natal, os aeroportos brasileiros registraram atrasos pontuais. Segundo o balanço divulgado pela Infraero, 359 (17%) pousos e decolagens programados da 0 até as 23 horas do dia 25 tiveram atrasos maiores do que 30 mi­­nutos, num universo de 2.091 voos domésticos. Outros 190 voos fo­­ram cancelados, ou seja, 9% do total.

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