• Carregando...

Zíbia Gasparetto encabeça a lista dos escritores preferidos dos curitibanos que freqüentam os Faróis do Saber. A grande procura pelos títulos da ex-colunista da revista Contigo e autora de romances espíritas e esotéricos ocorre em todas as unidades das bibliotecas públicas da cidade, segundo a gerente dos Faróis do Saber, Rosane Carvalho Polli. "É uma autora bem procurada, assim como o Paulo Coelho."

A diversidade do acervo de uma de suas autoras favoritas – Zíbia Gasparetto – deixa satisfeita a enfermeira Solange Jerônimo, 40 anos, que freqüenta todos os dias o Farol do Saber José de Alencar, no Pinheirinho. "Já li todos os títulos que têm aqui", conta Solange, que agora recorre a outros faróis para saciar o seu desejo de leitura. A enfermeira conta que lê em média cerca de cinco obras por semana. "Eu não vejo televisão. O meu lazer é a leitura."

O grau de escolaridade e as classes sociais predominantes em cada comunidade de Curitiba têm relação com as diferenças no gosto literário da população, segundo o escritor paranaense Cristóvão Tezza. "Acho ainda que está mais relacionada com a escolaridade. Num bairro onde há mais universitários as faixas de leituras serão mesmo diferenciadas", disse.

O escritor paranaense lembrou que as distinções pelos gostos de leituras também têm relação com as características culturais em cada região geográfica do país, mas não possui estatísticas sobre o tema. "Sabe-se que os gaúchos gostam muito de ler os próprios escritores gaúchos. Já os paranaenses não gostam de ler os próprios paranaenses."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]