• Carregando...

Linhas que passam pelo novo binário

Ahú/Los Angeles

Estribo Ahú

Fernando de Noronha

Laranjeiras

Santa Gema

Paineiras

Metropolitano

Curitiba/Tamandaré

Cabral/Cachoeira

Barreirinha

Tamandaré/Cabral (Alimentador)

Ligeirinho

Fazendinha/Tamandaré

Ligeirinho Barreirinha/São José

Ligeirinho Tamandaré/Cabral

A Avenida Anita Garibaldi e a Rua Vereador Washington Mansur passam a ter mão única em um trecho de nove quadras entre os bairros Ahú e Barreirinha, em Curitiba, a partir desta quarta-feira (16). A mudança, que começa a valer as 15 horas, faz parte da implantação de um binário na região. A expectativa da prefeitura é de que os novos sentidos deem mais fluidez ao trânsito no trecho que faz a ligação do Norte com o Centro da cidade.

A Anita Garibaldi passa a ter mão única no sentido Centro-Bairro, no trecho entre a Rua Benjamin Zilli - próximo a Justiça Federal -, até a confluência com a Rua Vereador Washington Mansur. Já quem segue no sentido contrário, do Bairro para o Centro, vai trafegar pela Vereador Washington Mansur, que passa a ter mão única do ponto de confluência com a Anita Garibaldi até a Benhamin Zilli.

O novo binário também vai provocar mudanças nas ruas Santa Rita de Cássia e Benjamin Zilli. Para dar mais fluidez ao trânsito, uma quadra da Santa Rita de Cássia, no Ahú, passará a ter mão única, seguindo da Anita Garibaldi para a Benjamin Zilli. Neste cruzamento, a preferencial será de quem está na Benjamin Zilli.

A própria Benjamin Zilli terá sentido único no trecho da Washignton Mansur para a Anita Garibaldi, formando a ponta do binário. Para orientar o tráfego de motoristas e pedestres, agentes da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) vão estar no local nos próximos dias.

Benefícios

Para a prefeitura de Curitiba, a implantação da mão única vai beneficiar diretamente os usuários do transporte coletivo, que ficará mais eficiente. Pelo trecho do novo binário, passam 13 linhas de ônibus urbanas e metropolitanas. De acordo com a prefeitura, as ruas em sentido único também são favoráveis para os pedestres, que podem atravessar as vias com mais segurança.

Projeto

A prefeitura ainda estuda a implantação de outros binários nos bairros Ahú (ruas Manoel Eufrásio e Rocha Pombo), Portão (ruas João Bettega e Luiz Parigot de Souza) e Cristo Rei/Hugo Lange (ruas Camões e Padre Germano Mayer). Já estão em andamento as obras para os binários das ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, no Cristo Rei; Tarumã e Capão da Imbuia; e das ruas Chile e Guabirotuba, que fazem parte da implantação da Linha Verde Norte.

Desde 2009, já foram implantados oito binários nos bairros Bacacheri, Mercês, Batel, Água Verde, Vila Isabel e Bigorrilho.

Veja as mudanças no mapa

Em Vermelho: Trecho da Av. Anita Garibaldi que passa a ter mão única para que segue do Centro ao Bairro.

Em Azul: Trecho da Rua Vereador Washington Mansur passa a ter mão única para quem segue do Bairro para o Centro.

Em Verde: Trecho da Rua Benjamin Zilli que passa a ter mão única do cruzamento com a Rua Vereador Washington Mansur em direção a Av. Anita Garibaldi.

Em Laranja: Trecho da Rua Santa Rita de Cássia passa a ter mão única em uma quadra, da Avenida Anita Garibaldi até a Rua Benjamin Zilli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]