• Carregando...

A prefeitura de São Paulo começou a implantar na terça-feira passada (8) uma faixa exclusiva para pedestres na avenida Liberdade, no sentido Centro, entre as ruas São Joaquim e dos Estudantes.

Nesta terça-feira (15), a reportagem acompanhou a movimentação no trecho que já recebeu a pintura com tinta verde antiderrapante. A gestão municipal deve anunciar nesta quarta (16), quando será concluída a implantação da faixa e a data da inauguração oficial.

Mulher morre após casal sueco que viajava de bicicleta ser atropelado no Acre

Johanna Charlotte Eklöf não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Karl Emil Andreas Böner foi tranferido ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco

Leia a matéria completa

De acordo com nota da prefeitura, a medida funcionará como um projeto-piloto da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e pode ser estendido a vias com grande concentração de pedestres. Ainda segundo o comunicado, a implantação foi feita “com o intuito de melhorar as condições de conforto e segurança dos pedestres”.

Conforme a CET, na avenida da Liberdade há um fluxo de cerca de 5.500 pessoas/hora, principalmente, nas proximidades do acesso à estação São Joaquim do Metrô. O órgão estimou que 5% das pessoas que se dirigem ao local acabam caminhando alguns trechos pela faixa de veículos.

A prefeitura informa, ainda por meio de nota, que a faixa terá extensão de 750 metros, largura bruta de 1,5 metro e será reforçada com uso de elementos de sinalização, tais como segregadores, balizadores e tachas refletivas.

“ Nos pontos de ônibus, que são quatro no trecho piloto, as calçadas serão alargadas e os ônibus farão a parada na sua própria faixa, sem ter necessidade de avançar sobre a faixa de pedestres”, prossegue o comunicado.

A prefeitura também comunicou que readequará as faixas de tráfego para manter a capacidade viária da via.

O estacionamento no local será proibido. Atualmente, ele é permitido entre 23 e 5 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]