A partir de agora, as cartas informativas para renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vão chegar com vinte dias de antecedência na casa dos motoristas paranaenses, informou nesta quarta-feira (23) o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
Segundo o órgão, a mudança dará mais tempo para marcar o exame médico obrigatório. Pelo procedimento anterior, a correspondência era enviada uma semana antes do vencimento da carteira.
A expectativa do Detran é que, com o prazo estendido, menos motoristas precisem ir até uma unidades de atendimento para abrir o processo, agendar a consulta médica, refazer a biometria e a fotografia do documento. Segundo o órgão, com o prazo menor, muitas pessoas esqueciam de pagar o boleto.
Renovação automática
Válido desde o início de maio, o sistema automático de renovação da CNH dispensa os cidadãos da necessidade de ir até uma das sedes físicas Detran-PR. A nova medida prevê que, quando o documento estiver perto do vencimento, o condutor será notificado por meio de correspondência.
Com isso, o cidadão poderá agendar pela internet a consulta médica, necessária para a obtenção da renovação, e receberá a nova habilitação em casa. Segundo o departamento, o novo sistema já beneficiou 114.430 usuários.
-
Mudança no Orçamento ajudará governo a viabilizar gastança em 2024
-
Moro, Dallagnol, Temer, Marco Aurélio Mello: as vozes em obra que revela bastidores da Lava Jato
-
Petrobras: governo Lula interrompe privatizações iniciadas na gestão Bolsonaro
-
Direita brasileira busca se fortalecer ao comparecer em peso à posse de Milei na Argentina
Enquete: De quem é a culpa pelo mau desempenho dos estudantes brasileiros no Pisa?
TSE não consegue notificar internautas multados em R$ 20 mil por dia por Alexandre de Moraes
Lobby da maconha: Câmara recebe exposição e audiência pública sobre “benefícios” da droga
Decisão do STF é vaga e impõe autocensura a jornais, dizem especialistas