• Carregando...
Ação foi realizada das 22 horas de sexta-feira (27) até as 2 horas de sábado (28). | Divulgação
Ação foi realizada das 22 horas de sexta-feira (27) até as 2 horas de sábado (28).| Foto: Divulgação

A quinta edição da Operação Balada protegida, realizada pela prefeitura de Curitiba das 22 horas de sexta-feira (27) até as 2 horas de sábado (28), concentrou a fiscalização na Rua Itupava, nos arredores do Shopping Hauer e na Avenida Vicente Machado. Durante a operação, a Guarda Municipal deteve três rapazes, sendo um menor de 18 anos, em tentativa de assalto com uma arma falsa, feita de madeira, e duas facas.

De acordo com a prefeitura, 35 pessoas participaram da operação, comandada pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), reunindo Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Trânsito, Secretaria do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos e Vigilância Sanitária.

Além do controle de velocidade no local, uma das pistas da Vicente Machado foi novamente isolada para uso dos pedestres. De acordo com informações da prefeitura, foram aplicados 150 testes voluntários de alcoolemia em motoristas. O resultado dos testes não foi divulgado.

AIFU

Ou Ação Integrada de Fiscalização Urbana, que realiza a operação Balada Protegida, reúne Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Trânsito, Secretaria do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos e Vigilância Sanitária.

Histórico

A primeira ação, realizada na noite de 12 de janeiro, a poucas quadras da casa do prefeito Rafael Greca, promoveu discussão. Já a segunda fiscalização resultou no fechamento de três bares no entorno da Rua Trajano Reis, no bairro São Francisco, e da Rua Almirante Tamandaré, no Juvevê.

Depois disso, uma nova ação na Vicente Machado distribuiu pulseirinhas aos frequentadores de bares que aceitavam realizar testes do bafômetro. Se a ingestão de bebidas alcoólicas era superior ao limite máximo tolerado para conciliar álcool e direção, a pessoa recebia uma pulseira de cor vermelha. Em casos contrários, a pulseira tinha cor verde. O ato gerou polêmica entre os curitibanos, muitos dos quais enxergaram a medida como abusiva.

Após duas blitze repressivas, a Operação Balada Segura da prefeitura de Curitiba tomou um tom mais didático no dia 19 de janeiro. Novamente na Vicente Machado, mas naquele momento focou no comércio irregular e em orientações sobre o perigo de beber e dirigir. Mas na noite de quinta-feira (26), voltou ao tom ostensivo e fechou três bares, no Bairro Alto e no Uberaba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]