• Carregando...
 | Adriano Justino/ Gazeta do Povo
| Foto: Adriano Justino/ Gazeta do Povo

Quem anda pelas calçadas que margeiam as canaletas de ônibus sabe o aperto que é ter de dividir o espaço com placas, carros de porta aberta e até mesmo os banquinhos de guardadores de carro, como o da foto. Se mal cabe uma pessoa ali, ter de desviar de tudo e ainda ficar de olho no ônibus para não ocorrer algum acidente fica difícil.

Cartão-transporte 1

Usuários que ainda não têm cartão-transporte podem fazê-lo na sede da Urbs – no prédio central na Rodoviária – ou nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Matriz, Pinheirinho e Portão e no posto avançado do Tatuquara. Além da comodidade de andar sem dinheiro, é possível comprar crédito antecipadamente na sede da Urbs, na Rodoferroviária.

Cartão-transporte 2

Atualmente, o cartão é utilizado em 55% dos deslocamentos na Rede Integrada de Transporte. Por dia, são 2,3 milhões de passageiros transportados. A primeira via do cartão é gratuita e feita na hora – bastando documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço. Informações no www.urbs.curitiba.pr.gov.br

Saúde masculina

2,37% das cidades brasileiras participam da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada pelo Ministério da Saúde em 2009. Apenas 132 dos 5.665 municípios aderiram ao projeto. No Paraná, somente seis cidades participam do programa.

Ensinando criatividade

O arte-educador Nélio Spréa, diretor da Parabolé – Educação e Cultura – participa hoje da Semana de Estudos Pedagógicos (SEP), evento da Secretaria Municipal de Educação. Spréa falará sobre Criatividade e Cultura para mais de 4 mil professores da educação infantil da rede municipal de ensino. A apresentação será no Teatro Guaíra e está voltada aos educadores com a intenção de iniciar os estudos na área de Formação Humana, Relações Sociais e Naturais.

Gravidez psicológica

Se sua cachorrinha de estimação faz ninhos ou chora pelos cantos, ela pode estar com sintomas de gravidez psicológica (pseudociese). Segundo Karine Lodi, médica veterinária do Hospital Veterinário Batel, a doença pode acometer bichos que tiveram gestação ou que nunca cruzaram, predispondo-as a câncer no útero, ovários, de mama e a infecções uterinas. Segundo ela, uma das medidas para prevenir e tratar a pseudogestação é a castração.

"O medo aprisiona, a fé liberta; o medo paralisa, a fé dá poder; o medo desanima; a fé encoraja; o medo debilita, a fé cura; o medo torna inútil, a fé torna útil."

Harry Emerson Fosdick

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]