Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

Barragem inundará pantanal de SP

Projeto de hidrovia deve descaracterizar áreas de várzea repletas de animais ameaçados de extinção

O Pantaninho do Tanquã, uma vasta área úmida que lembra o Pantanal mato-grossense, vai desaparecer com a construção da barragem de Santa Maria da Serra, no rio Piracicaba, na região central do Estado de São Paulo. O projeto, que ampliará em 55 quilômetros a navegação na hidrovia Tietê-Paraná, está em processo de licenciamento na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, mas é combatido por ambientalistas. A barragem com eclusa e usina para geração de energia será feita na divisa entre Anhembi e Santa Maria da Serra, levando a hidrovia até o distrito de Artemis, em Piracicaba.

O Centro de Estudos Ornitológicos (CEO) e a Sociedade para Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Sodemap) entraram com representação contra o projeto no Ministério Público Estadual (MPE), em Piracicaba, alegando a falta de sustentabilidade do empreendimento.

As obras também vão interferir em corredores de fauna que ligam a Estação Ecológica do Barreiro Rico, unidade de conservação estadual, a outras áreas de preservação permanente. O MPE abriu inquérito civil público para avaliar os impactos. O projeto é do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, órgão da Secretaria de Logística e Transportes do Estado.

De acordo com o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima) encaminhado neste mês aos órgãos de licenciamento, o fechamento da barragem, com 1.340 metros de largura, vai elevar em pelo menos quatro metros o nível atual do rio Piracicaba para formar um lago com 6,7 mil hectares, inundando 3.090 hectares de matas, várzeas, campos e florestas ribeirinhas.

A região está em vários roteiros turísticos, inclusive de organizações internacionais de pesquisa e observação de aves. O Tanquã também é chamado de "Pantanal Piracicabano", por receber aves características do Pantanal, como tuiuiú, garça branca grande, jaburu, tucano, marreco, papagaio e arara. O local é ponto de parada de aves que se deslocam de um extremo ao outro do continente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.