Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reunião no STF

Barroso recebe relator da OEA que investiga denúncias sobre liberdade de expressão no Brasil

Barroso recebe relator da OEA que investiga liberdade de expressão no Brasil
O encontro consta na agenda oficial de Barroso e ocorre na sede da Corte. (Foto: Carlos Alves Moura/STF)

Ouça este conteúdo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, recebe nesta segunda-feira (10) o advogado colombiano Pedro Vaca Villarreal, que atua como relator especial para liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA).

O encontro consta na agenda oficial do presidente do STF e ocorre na sede da Corte, às 17h. Parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) denunciaram nos Estados Unidos o que classificam como uma “escalada antidemocrática no Brasil” contra políticos de direita no Brasil.

Em entrevista à coluna Entrelinhas, da Gazeta do Povo, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) destacou que as viagens tinham o objetivo de “tornar pública a situação no Brasil” e ganharam força devido à “repercussão na imprensa internacional sobre a perseguição do STF e a censura contra apenas um lado do espectro político”.

VEJA TAMBÉM:

Pedro Vaca deve se reunir também com parlamentares da oposição, entidades que representam jornalistas e a sociedade civil. Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) informou que organizações do setor encaminharam uma carta ao relator.

“No documento, as entidades alertam para a instrumentalização do direito à liberdade de expressão por setores políticos conservadores e de extrema-direita no Brasil, que vai no sentido contrário da garantia dos direitos humanos e da proteção de grupos historicamente vulnerabilizados e silenciados”, diz o comunicado da Fenaj.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.