Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Bebê nasce cinco semanas depois da morte de irmão gêmeo

Um caso raro acontecido em Maringá, no Noroeste do estado, pode ser um marco na Medicina mundial. Um bebê nasceu cinco semanas após a morte de seu irmão gêmeo durante um parto prematuro. Gustavo Yamamura nasceu em 12 de maio deste ano e só foi para casa no dia 11 de agosto, passando todo este período na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Casa de Misericórdia da cidade.

A mãe, Meire Yamamura, 38 anos, chegou à maternidade com pouco mais de cinco meses de gravidez. A bolsa d’água do bebê que estava na parte de baixo do útero se rompeu e isso colocou em risco toda a gestação. O médico Carlos Gilberto Almodin explica que nesta situação, normalmente, a gravidez seria interrompida. Mesmo assim, o médico e a família decidiram manter a gestação do segundo bebê.

Meire passou cinco semanas internada no hospital entre um parto e outro. Almodin explicou que foi preciso um acompanhamento mais intenso, pois não era uma gestação normal. Enquanto uma gravidez comum os exames de sangue e a ecografia – exame para ver os órgãos internos - são feitos, em média, duas vezes, no caso de Yamamura foram em torno de três vezes por semana. Gustavo nasceu com 1,2 quilo e está hoje com mais de 3 quilos.

Para o médico o caso é um marco na Medicina e pode mudar atitudes de médicos em relação a outras situações semelhantes. "Isso mostra que os dogmas antigos estão sendo quebrados e toda vez que a medicina evoluiu, vai quebrando regras que existiam até então", afirmou para reportagem do jornal Gazeta do Povo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.