• Carregando...
Veja a temperatura em sua região |
Veja a temperatura em sua região| Foto:

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, chegou por volta das 15h desta quinta-feira (24) na 5ª Vara Criminal, na Justiça Federal, no Centro do Rio de Janeiro. Ele desembarcou no Rio pouco depois das 14h e veio acompanhar os depoimentos de três testemunhas de defesa, no processo que responde por lavagem de dinheiro.

Beira-Mar deixou a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Catanduvas, no Oeste do Paraná, na manhã desta quinta-feira. Segundo informações do Aeroporto de Cascavel, na mesma região, o vôo decolou às 9h08.

Esta é a primeira das duas audiências que o traficante vai acompanhar. Beira-Mar não será interrogado e não vai prestar nenhuma informação à Justiça, apenas acompanhar o depoimento das testemunhas de defesa no processo que responde por lavagem de dinheiro, crimes financeiros e tráfico de drogas.

Na sexta-feira (25), o compromisso do preso é às 9 horas no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Beira-Mar participa de audiência em que é acusado de associação para o tráfico de drogas (artigo 14 da lei 6368/76). A audiência acontecerá no IV Tribunal do Júri, no Fórum da Capital, no Centro da cidade.

A Penitenciária de Segurança Máxima de Catanduvas, no interior do Paraná, possui um aparelho de videoconferência que permite aos detentos participar de audiências sem a necessidade de deixar a prisão. Mesmo assim, o Supremo Tribunal Federal garantiu a Beira-Mar o direito de estar presente em todas as etapas dos processos que o envolvem, inclusive a tomada de depoimentos de outras testemunhas. A primeira ida de Beira-Mar ao Rio de Janeiro para aocmpanhar audiências foi em 1º de março. Ele retornou a Catanduvas cinco dias depois.

Nestes seis anos em que está preso, o traficante já viajou 14 vezes. Até março, teriam sido gastos R$ 200 mil dos cofres públicos com ele, somente em viagens. Toda a mobilização para este deslocamento até o Rio de Janeiro, que contou com 35 policiais federais, custou R$ 45 mil segundo informações da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Beira-Mar é considerado um dos maiores traficantes de armas e drogas da América Latina e foi o primeiro preso a ser transferido para o presídio federal de Catanduvas. Ele foi preso em 2001, na Colômbia, onde estava foragido sob a proteção das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]