• Carregando...

O advogado Roberto Bertholdo, que está preso em Curitiba, conseguiu autorização para falar com a reportagem do Paraná TV na tarde desta sexta-feira (10). Após ser proibido pela Justiça Federal de falar com a imprensa na quinta-feira, o advogado concedeu uma entrevista ao repórter Sandro Dalpícolo da Rede Paranaense de Televisão. Bertholdo falou sobre as novas acusações de seu possível envolvimento no esquema do "mensalão" e a respeito dos possíveis envolvidos no esquema de corrupção.

O advogado divide com o doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o "Toninho da Barcelona", uma cela de seis metros quadrados na sede do Centro de Operações Especiais da Polícia Civil (Cope) em Curitiba. Os dois estão à disposição da Justiça Federal. Desde quando foi preso, em novembro de 2005, é a primeira vez que o advogado fala à uma emissora de televisão.

Entre as acusações feitas por Bertholdo durante a entrevista, uma das mais sérias foi contra o deputado federal José Janene (PP-PR). De acordo com o advogado, Janene lidera o maior esquema de corrupção do país, ao lado do doleiro Alberto Yussef. "Ele (Janene) e o seu grupo comandam 80% do esquema de corrupção no Brasil, nas mais diversas escalas. Ele ‘exportou’ o esquema que já havia implantado em Maringá, em Londrina e no estado do Paraná para todo o Brasil. Desta forma, qualquer operação feita por ele pode ser transformada em dinheiro vivo", assegura Bertholdo.

E continua: "Janene tinha por hábito convidar todo mundo pro almoço e pro jantar em Brasília. Eu (Bertholdo) jantava pelo menos uma vez por semana na casa dele". Em uma das ocasiões, o advogado afirma ter presenciado Alberto Yussef chegando na casa de Janene com pacotes de dinheiro.

Contrariando o que Roberto Bertholdo afirmou durante a entrevista, o advogado do doleiro Alberto Yussef negou as acusações e contou que no período em que teriam acontecido os encontros entre Yussef e Janene, o doleiro estava preso. O período de reclusão de Yussef foi de novembro de 2003 até março do ano passado.

Já a assessoria de José Janene informou que Roberto Bertholdo jamais teve acesso à intimidade do deputado e que nunca freqüentou a casa dele em Brasília.

O advogado Roberto Bertholdo fez sérias acusações contra o deputado José Janene. Veja trechos da entrevista na matéria em vídeo

SAIBA MAIS:

Decisão judicial impede Roberto Bertholdo de dar entrevista em Curitiba

Bertholdo nega acusações em depoimento sigiloso em Curitiba

Bertholdo é interrogado em Curitiba sob segredo de Justiça

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]