
Já imaginou ter um ônibus biarticulado na garagem? Pois um exemplar do ano de 1995 está disponível para compra na internet por R$ 31,5 mil. O ônibus tem 849.354 quilômetros rodados e é ofertado por uma pessoa de Engenheiro Beltrão, no interior do Paraná.
O veículo pertence à segunda frota de biarticulados de Curitiba, que faziam a linha Pinheirinho/Rui Barbosa e Santa Cândida/Capão Raso, como explica o educador e estudioso de biarticulados Osvaldo Born. "Foram 66 ônibus dessa frota de 1995, que voltaram com a cor vermelha, que era a cor tradicional dos expressos", contou.
Os primeiros ônibus desse tipo chegaram à capital em 1992, na cor prata, e faziam a linha Boqueirão/Carlos Gomes. "Foram os primeiros do mundo a transportar passageiros", diz Born.
A Urbs (Urbanização de Curitiba) determinou uma vida útil de dez anos para todos os ônibus de transporte coletivo da capital. Depois desse período, ocorre a troca da frota, mas os ônibus antigos ficam disponíveis por mais dois anos como reserva.
Ao fim da vida útil dos veículos, parte deles fica com a prefeitura e outra permanece com a empresa de ônibus. Tanto a prefeitura quanto a empresa privada podem determinar a finalidade dos veículos como desejarem, de acordo com a Urbs.
Quer comprar?
Quem adquire um ônibus biarticulado tem poucas opções de uso, principalmente por causa do tamanho do veículo. Segundo a Urbs, a circulação do carro nas ruas é possível, mas um tanto inviável, pois o proprietário precisaria de uma licença do Departamento de Trânsito do Paraná, reemplacamento e uma série de reformas. Uma possibilidade é desmontá-lo, deixando-o com uma articulação: ônibus antigos pequenos são comumente usados para transporte escolar, segundo a Urbs.



