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Papinha estava cheia de larvas e fungos | Lucas Fabrício Salamon / Divulgação
Papinha estava cheia de larvas e fungos| Foto: Lucas Fabrício Salamon / Divulgação

Outro

Vendedor dirigiu veículo até Joinville

Outro biarticulado aparece disponível para compra na internet, este por R$ 35 mil. Mas o vendedor, Marcelo Martins, conta que ele já foi comercializado para uma pessoa do Amapá. "Eu só não tirei o anúncio porque ainda estamos em negociação", diz.. O comprador pretende criar uma casa noturna de reggae dentro do ônibus, diz ele, que é socorrista da Autopista. Martins comprou o veículo há quatro meses e o levou a Joinville, Santa Catarina, onde mora, dirigindo. "Tenho carteira E, a viagem foi bem tranquila".

24 horas

No Facebook, a página "O primeiro evento coletivo para comprar um coletivo" tem sugestões de uso para o veículo: uma delas é transformá-lo em um restaurante móvel 24 horas.

Já imaginou ter um ônibus biarticulado na garagem? Pois um exemplar do ano de 1995 está disponível para compra na internet por R$ 31,5 mil. O ônibus tem 849.354 quilômetros rodados e é ofertado por uma pessoa de Engenheiro Beltrão, no interior do Paraná.

O veículo pertence à segunda frota de biarticulados de Curitiba, que faziam a linha Pinheirinho/Rui Barbosa e Santa Cândida/Capão Raso, como explica o educador e estudioso de biarticulados Osvaldo Born. "Foram 66 ônibus dessa frota de 1995, que voltaram com a cor vermelha, que era a cor tradicional dos expressos", contou.

Os primeiros ônibus desse tipo chegaram à capital em 1992, na cor prata, e faziam a linha Boqueirão/Carlos Gomes. "Foram os primeiros do mundo a transportar passageiros", diz Born.

A Urbs (Urbanização de Curitiba) determinou uma vida útil de dez anos para todos os ônibus de transporte coletivo da capital. Depois desse período, ocorre a troca da frota, mas os ônibus antigos ficam disponíveis por mais dois anos como reserva.

Ao fim da vida útil dos veículos, parte deles fica com a prefeitura e outra permanece com a empresa de ônibus. Tanto a prefeitura quanto a empresa privada podem determinar a finalidade dos veículos como desejarem, de acordo com a Urbs.

Quer comprar?

Quem adquire um ônibus biarticulado tem poucas opções de uso, principalmente por causa do tamanho do veículo. Segundo a Urbs, a circulação do carro nas ruas é possível, mas um tanto inviável, pois o proprietário precisaria de uma licença do Departamento de Trânsito do Paraná, reemplacamento e uma série de reformas. Uma possibilidade é desmontá-lo, deixando-o com uma articulação: ônibus antigos pequenos são comumente usados para transporte escolar, segundo a Urbs.

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