Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
rio de janeiro

Boate Help tem que ser desocupada até sábado, diz governo

Segundo funcionária, noite derradeira pode ser nesta quarta (6). Governador rejeitou pedido de funcionamento até o carnaval

Os funcionários da Boate Help até que tentaram estender o prazo até o carnaval, mas, desta vez, o governador do Rio, Sérgio Cabral, não cedeu. A tradicional casa noturna da orla de Copacabana, na Zona Sul, deve ser totalmente desocupada até este sábado (9). O imóvel será demolido para dar lugar à nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS).

Na madrugada desta terça-feira (5), uma faixa ainda pendia na fachada da boate, "rogando" a Cabral que deixasse as portas do estabelecimento abertas por mais tempo. Por meio de nota, o governo do estado informou que "os proprietários poderão encerrar as suas atividades no prazo que julgarem necessário, desde que retirem os equipamentos e liberem o local até o dia 9/1".

Com isso, a derradeira noite na Help pode ser nesta quarta (6). A informação partiu de Maria Emília Malhio de Faria, 38, que trabalha como caixa na boate há quatro anos. "Estamos funcionando normalmente até amanhã à noite para dar tempo de fazer a mudança", revelou ela. Um dos sócios da casa não quis se identificar e nem confirmar que quarta é o último dia de atividades. Deixou a resposta no ar. "Pode ser".

"Esperamos o ano inteiro para que cheguem os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. É a melhor época para o profissional do turismo", justificou Maria Emília, sobre o pedido de que todos trabalhassem até o carnaval. Ela disse ser uma das representantes da comissão de funcionários formada para negociar junto ao governo a saída dos cerca de 200 trabalhadores da Help, localizada na Avenida Atlântica.

"Estão todos preocupados porque não têm garantia de emprego. E isso foi uma promessa do governador", afirmou Maria Emília. A polêmica sobre a demolição dura meses. Em novembro de 2009, atendendo a um pedido dos representantes da Help, o governador Sérgio Cabral autorizou que a casa continuasse aberta até o início de 2010, logo após o réveillon. Antes disso, o fechamento havia sido marcado para outubro do ano passado.

Pedra fundamental

Orçada em R$ 65 milhões, a obra deve começar no início de 2010 e a previsão é de terminar em 2013. Inaugurada em 1984, a Help despontou como um local voltado para o público de classe média alta, mas, no final década de 1980, se transformou em um dos maiores espaços de turismo sexual da cidade, atraindo sempre turistas estrangeiros.

De acordo com a assessoria de imprensa do MIS, a expectativa é colocar a pedra fundamental no terreno entre os dias 20 e 31 de janeiro, o que, mais uma vez, acabaria com os planos de abrir a boate até o carnaval, uma das festas mais importantes do Rio de Janeiro.

O deputado Paulo Ramos (PDT) acompanha o caso e defende o funcionamento da Help por mais tempo. "Eu sugeri aos funcionários que continuassem trabalhando, que tocassem a vida. Se vier alguma comunicação oficial, tudo bem. Aí eles fazem o que achar conveniente", comentou nesta terça o deputado, que disse "não estar prevista" qualquer obra no local até o carnaval.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.