• Carregando...

Os funcionários da Boate Help até que tentaram estender o prazo até o carnaval, mas, desta vez, o governador do Rio, Sérgio Cabral, não cedeu. A tradicional casa noturna da orla de Copacabana, na Zona Sul, deve ser totalmente desocupada até este sábado (9). O imóvel será demolido para dar lugar à nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS).

Na madrugada desta terça-feira (5), uma faixa ainda pendia na fachada da boate, "rogando" a Cabral que deixasse as portas do estabelecimento abertas por mais tempo. Por meio de nota, o governo do estado informou que "os proprietários poderão encerrar as suas atividades no prazo que julgarem necessário, desde que retirem os equipamentos e liberem o local até o dia 9/1".

Com isso, a derradeira noite na Help pode ser nesta quarta (6). A informação partiu de Maria Emília Malhio de Faria, 38, que trabalha como caixa na boate há quatro anos. "Estamos funcionando normalmente até amanhã à noite para dar tempo de fazer a mudança", revelou ela. Um dos sócios da casa não quis se identificar e nem confirmar que quarta é o último dia de atividades. Deixou a resposta no ar. "Pode ser".

"Esperamos o ano inteiro para que cheguem os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. É a melhor época para o profissional do turismo", justificou Maria Emília, sobre o pedido de que todos trabalhassem até o carnaval. Ela disse ser uma das representantes da comissão de funcionários formada para negociar junto ao governo a saída dos cerca de 200 trabalhadores da Help, localizada na Avenida Atlântica.

"Estão todos preocupados porque não têm garantia de emprego. E isso foi uma promessa do governador", afirmou Maria Emília. A polêmica sobre a demolição dura meses. Em novembro de 2009, atendendo a um pedido dos representantes da Help, o governador Sérgio Cabral autorizou que a casa continuasse aberta até o início de 2010, logo após o réveillon. Antes disso, o fechamento havia sido marcado para outubro do ano passado.

Pedra fundamental

Orçada em R$ 65 milhões, a obra deve começar no início de 2010 e a previsão é de terminar em 2013. Inaugurada em 1984, a Help despontou como um local voltado para o público de classe média alta, mas, no final década de 1980, se transformou em um dos maiores espaços de turismo sexual da cidade, atraindo sempre turistas estrangeiros.

De acordo com a assessoria de imprensa do MIS, a expectativa é colocar a pedra fundamental no terreno entre os dias 20 e 31 de janeiro, o que, mais uma vez, acabaria com os planos de abrir a boate até o carnaval, uma das festas mais importantes do Rio de Janeiro.

O deputado Paulo Ramos (PDT) acompanha o caso e defende o funcionamento da Help por mais tempo. "Eu sugeri aos funcionários que continuassem trabalhando, que tocassem a vida. Se vier alguma comunicação oficial, tudo bem. Aí eles fazem o que achar conveniente", comentou nesta terça o deputado, que disse "não estar prevista" qualquer obra no local até o carnaval.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]