O fracasso ou sucesso escolar dependem de uma série de variáveis. A constatação é da publicação Repensando a Escola: um estudo sobre os desafios de aprender, ler e escrever, lançado na semana passada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Instituto de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep).
A pesquisa foi feita em dez estados brasileiros e busca identificar elementos que permitam a compreensão das situações de sucesso e fracasso. Segundo a coordenora dos trabalhos no Paraná, a professora do Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná Naura Syria Carrapeto Ferreira, o sucesso se deve a bons professores, com bons salários, que propiciem um ambiente acolhedor. A escola precisa de boas instalações, apostar na capacitação dos professores e buscar o envolvimento familiar. "Seria bom que os pais participassem do planejamento pedagógico", afirma.
Já para a secretária de Educação de Curitiba, Eleonora Fruet, não há apenas uma variável que explique o sucesso de uma escola. Ela ressalta isso foi observado quando o município buscou montar a metodologia de avaliação que está sendo aplicada nas 22 mil crianças da rede. "Na avaliação nacional não se divulga em quais itens as escolas estão melhores ou piores, apenas a nota final", diz. Para Eleonora, esses fatores poderão ser observados com a avaliação que será concluída pela prefeitura em agosto.
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