Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Bombeiros concluem rescaldo e deixam barracão da Electrolux

Trabalho foi concluído às 18 horas desta quarta-feira (19) e área foi entregue à empresa, segundo os Bombeiros. Resultado do laudo deve ser concluído nos próximos dias

Os Bombeiros concluíram o trabalho e Electrolux agora é responsável por fazer a limpeza no terreno | André Rodrigues/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Os Bombeiros concluíram o trabalho e Electrolux agora é responsável por fazer a limpeza no terreno (Foto: André Rodrigues/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

O Corpo de Bombeiros encerrou às 18 horas desta quarta-feira (18) o trabalho de rescaldo no barracão da Electrolux, na Cidade Industrial de Curitiba. Um incêndio que começou na madrugada de terça (17) destruiu praticamente todo o prédio de 40 mil metros quadrados. O local era utilizado como depósito de produtos da marca e possuía uma grande quantidade de materiais inflamáveis. No dia inicial da ocorrência, a estimativa é que a fumaça tenha afetado cerca de 30 mil moradores da região.

De acordo com os Bombeiros, o local já foi entregue à empresa, que agora deve fazer a limpeza da área. Um balanço detalhado da operação deve ser divulgado pela corporação, mas apenas nesta sexta-feira (20). Além disso, o Instituto de Criminalística já esteve no local e fez um laudo, que deve ter o resultado divulgado nos próximos dias. Os cerca de 500 funcionários que trabalhavam no local foram transferidos para outros depósitos da companhia.

A Electrolux foi contatada durante a manhã, via assessoria de imprensa, e a informação repassada é de que haverá pronunciamento oficial sobre o assunto ainda nesta quinta.

O incêndio

O fogo começou por volta das 4 horas da madrugada de terça-feira e, segundo relato dos Bombeiros, teve início no meio do barracão de 40 mil metros quadrados que era usado para o depósito de refrigeradores. Oitenta funcionários trabalhavam no local quando o fogo começou, mas todos conseguiram sair sem ferimentos. Esse trabalho foi auxiliado pela equipe de 12 brigadistas da empresa Electrolux, que tentou conter as chamas no início. Oito precisaram de atendimento hospitalar por causa da quantidade de fumaça inalada.

O que mais chamou a atenção durante o dia foi a quantidade de fumaça preta que saía do barracão. A estimativa é de que o gás tóxico tenha afetado cerca de 30 mil pessoas, segundo a Defesa Civil. Entre elas estão moradores, trabalhadores e alunos de escolas da região. Durante o dia, o Corpo de Bombeiros orientou as pessoas a ficarem fora de um raio de três quilômetros do local do incêndio. O vento instável contribuiu para o aumento do número de afetados.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), um total de 145 pessoas recebeu atendimento nas Unidades de Saúde (US) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) por ter inalado a fumaça tóxica. Os sintomas apresentados foram tosse, tontura e dor de garganta. Nenhuma delas precisou ser encaminhada a hospitais, a não ser pelos brigadistas da Electrolux.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.