• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

Dez equipes do Corpo de Bombeiros e outras 100 equipes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e de empresas terceirizadas consertam desde a manhã desta terça-feira (30) os estragos provocados pelo temporal que caiu sobre Curitiba, região metropolitana e litoral no fim da tarde de segunda-feira (29).

Pela manhã, a Copel ainda tinha 292 ocorrências abertas, das quais 197 requerem trabalho pesado de reconstrução da rede como troca de postes, retirada de árvores, recomposição do cabeamento. O fenômeno natural foi considerado o mais grave do ano pelo Simepar e há mais previsão de fortes chuvas para esta terça-feira no estado.

De acordo com a Copel, dos 600 mil endereços de Curitiba, 240 (ou 25%) ficaram sem o fornecimento de energia elétrica e muitos ainda permanecem na mesma situação. A Subestação das Mercês foi atingida e deixou sem energia elétrica 80 mil domicílios da região. Em Curitiba, região e litoral, foram 316 mil pontos de consumo atingidos.

Em apenas uma hora, choveu cerca de 30 milímetros, 25% da média para todo mês de outubro. O vento registrado foi de 70 quilômetros por hora, mas na região do Bacacheri, chegou a 100 quilômetros por hora. Os bairros mais atingidos pela chuva em Curitiba foram Boa Vista, Santa Felicidade, Cidade Industrial, Portão e Boqueirão.

Os bombeiros atenderam a dois desabamentos: do teto de gesso do Shopping Total, no bairro Portão, que caiu e feriu uma pessoa; e uma casa que ruiu na Vila Parolin. Foram registrados ainda 40 quedas de árvores, dez pontos de alagamentos e 20 destelhamentos de residências.

Região metropolitana e litoral

Na região metropolitana, 77 mil domicílios de 25 localidades foram atingidos pela falta de energia. os mais atingidos foram São José dos Pinhais e Araucária, onde 30 mil domicílios ficaram sem abastecimento. Em São José dos Pinhais, 90 casas ficaram destelhadas e em Campina Grande do Sul outras sete.

No município de Colombo, oito árvores caíram e 17 casas foram atingidas. Em Almirante Tamandaré, foram notificados dois pontos de alagamento e dois destelhamentos. Em Campo Largo, oito casas foram destelhadas.

Nas praias, o temporal provocou a queda de energia em 27 mil residências e estabelecimentos comerciais. Em Morretes, no litoral do estado, 100 residências foram atingidas por chuva de granizo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]