• Carregando...

O Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana Mercúrio foi entregue em Curitiba nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Biodiversidade. Com 73 mil m², o terreno localizado no bairro Cajuru tem o objetivo de preservar as espécies vegetais e animais presentes na área, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima. Por isso, terá uso restrito. É a segunda unidade de conservação desse tipo na cidade. A primeira foi inaugurada em 2010, com 11 mil m², no bairro Santo Inácio. "Mas temos que inaugurar mais, Curitiba não pode ter um novo bosque de conservação a cada quatro anos", declara o secretário. A previsão é que mais seis unidades como essa sejam inauguradas até o começo do ano que vem.

"O bosque é um passo espetacular para a cidade. As espécies vegetais ajudam a regular o clima e a reduzir inundações, por causa da permeabilidade do solo", diz o secretário. De acordo com ele, a prefeitura escolheu a área dentre diversas outras pela riqueza de sua biodiversidade. Com investimentos do município, foram feitos o cercamento do terreno e a construção de uma pracinha com bancos, do lado de fora. Segundo o secretário, será construída uma pista de caminhada no entorno. "A população não poderá fazer uso do bosque porque o objetivo dele não é o lazer, é a preservação da vida. Há aves que não vivem onde há presença de pessoas, e o pisoteio humano destrói diversas espécies vegetais", explica Lima.

Também foram inauguradas nesta quinta-feira duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal, ambas no bairro Vista Alegre. São terrenos privados, cujos proprietários se comprometem a preservar em troca de isenção de taxas e impostos. "Foram duas irmãs que tomaram a decisão de passar para o município esse patrimônio que vai durar para sempre", conta o secretário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]