A Revisão 2008 da Projeção da População feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz uma boa notícia para os brasileiros. De acordo com o estudo, o Brasil passa pela chamada "janela demográfica", época em que o número de pessoas com idades potencialmente ativas está em pleno processo de ascensão e a razão de dependência total da população vem declinando em conseqüência da diminuição do "peso" das crianças de 0 a 14 anos sobre a população de 15 a 64 anos.
"É uma oportunidade de o Brasil crescer, porque podemos produzir mais, com menos pessoas sendo sustentadas", explica o analista do IBGE no Paraná, Luís Alceu Paganotto. Segundo ele, entretanto, essa vantagem pode ser relativa. "Hoje a situação é favorável, mas há necessidade de se preparar para o futuro, quando a população vai estar mais envelhecida. Uma das medidas seria esticar a idade da aposentadoria", afirma.
De acordo com o estudo, o país caminha velozmente rumo a um perfil demográfico cada vez mais envelhecido. Em 2008, para cada grupo de 100 crianças de 0 a 14 anos há 24,7 idosos de 65 anos ou mais. Em 2050, serão 172,7. A pesquisa prevê também que a população vai começar a encolher a partir de 2039, o que fará com que o total de habitantes não passe de 215 milhões em 2050. A previsão anterior, feita em 2004, projetava uma população de 259 milhões.



