Após 6 dias na prisão, homem reconhecido por foto 3×4 antiga consegue habeas corpus
| Foto: Reprodução / Unsplash

Um homem, de 29 anos, foi solto nesta segunda-feira (13) após ter ficado preso por seis dias. Ele foi apontado como o suposto autor de um roubo. A vítima fez o reconhecimento a partir de uma foto 3x4 e antiga do suspeito - ainda de quando ele era adolescente. O caso ocorreu no Rio de Janeiro.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A defesa conseguiu um habeas corpus para que ele fosse solto e agora trabalha para provar a inocência dele. Segundo a família, outro ponto que ainda precisa ser esclarecido é como a polícia tinha uma foto do homem - de quando tinha 14 anos -, já que ele não tem antecedentes criminais.

O homem trabalha como motorista de aplicativo e montador de móveis. Ele foi parado em uma abordagem policial e teria sido orientado a comparecer à delegacia em que o reconhecimento foi feito pela vítima - oito meses antes. Ao comparecer espontaneamente, ele acabou preso, de acordo com o G1.

Em 2020, o STJ definiu que a condenação de réus não pode ser feita somente com base no reconhecimento por foto. Outras provas também precisam comprovar a culpa pelo crime. O caso do Rio de Janeiro, porém, ainda se encontra em etapa anterior, já que a Polícia Civil está na fase de investigação do crime de roubo de um celular e documentos da vítima.