Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Repercussão geral

Aras pede esclarecimento ao STF sobre pena para crime sexual praticado de forma contínua

O procurador-geral da República, Augusto Aras.
O procurador-geral da República, Augusto Aras. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou uma petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o pedido para que a análise do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1.377.430/DF entre na pauta do plenário virtual e tenha a repercussão geral reconhecida. O ARE trata do cálculo da pena de crimes sexuais “cometidos em ambientes domésticos, contra vulneráveis, de forma contínua, por um período de tempo significativo”. Para o PGR, é preciso que haja uniformização nos julgamentos nas instâncias inferiores e isso será possível por meio da repercussão geral.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Ao tratar de um caso específico, Aras apontou divergência entre STF e STJ no caso do ARE 1.377.430/DF. Segundo o PGR, o STJ atenuou a pena do agressor de um crime que afronta a dignidade sexual  e “teria deixado de aplicar a devida proteção estatal a qual o Brasil está obrigado a seguir, conforme legislação constitucional e tratados internacionais, assinados com o objetivo de coibir todas as formas de exploração sexual”.

Dessa forma, Aras pediu que o STF esclareça sobre a possibilidade da majoração da pena pela continuidade da prática desse crime sexual no patamar máximo. As informações são do Ministério Público Federal (MPF).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.