"Arte ativismo": pintura que exalta violência contra a polícia é premiada por universidade
Pintura exaltando ato de violência é premiado por revista de universidade| Foto: Reprodução

Uma pintura representando a delegacia de Minneapolis, nos Estados Unidos, em chamas recebeu um prêmio da revista de arte The Lighter, administrado por estudantes da universidade americana de Valparaiso, no estado de Indiana. A obra, batizada de Order is Not Justice (Ordem não é Justiça, em tradução livre), faz referência ao incêndio criminoso do prédio da polícia do Terceiro Distrito de Minneapolis, três dias após a morte de George Floyd no ano passado.

Segundo o autor da pintura, Sam “Doc” Janowiak, a obra poderia ser classificada como “arte ativismo”, que une a arte em prol da defesa de uma ideia ou posição. “Se as ideias forem fundamentalmente louváveis ​​e a causa fundamentalmente virtuosa, o resultado provavelmente será ainda mais sólido”, disse ele em entrevista ao site The College Fix.

O incêndio retratado por Janowiak foi provocado por um jovem de 23 anos. Ele foi condenado a quatro anos de prisão e outros dois anos de liberdade condicional. Além disso, ele terá de pagar US$ 12 milhões pelos danos causados com o incêndio.

Leia também: Prefeita de Chicago decide conceder entrevistas apenas a jornalistas negros