Mensagem de boas-vindas da UEMG usa linguagem neutra: militância sem respaldo científico.
Mensagem de boas-vindas da UEMG usa linguagem neutra: militância sem respaldo científico.| Foto: Reprodução / Facebook

Uma mensagem de boas-vindas aos estudantes postada nas redes sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Divinópolis, causou polêmica ao utilizar a chamada linguagem neutra. Diversos comentários criticando a atitude da universidade, que é pública, foram feitos.

No post, a universidade escreveu “Nesta segunda-feira (3 de maio), serão iniciadas as atividades acadêmicas dos estudantes veteranes da UEMG Divinópolis. Sejam todes bem-vindes”. A postagem ainda trazia uma imagem com os dizeres “Bem-vindes estudantes veteranes”. Nos comentários, os internautas questionaram a atitude.

A maioria usou de ironia para lembrar que o uso do gênero neutro não é reconhecido pela Língua Portuguesa. “Alô Romeu Zema [governador de Minas Gerais]! Sua secretária de educação está precisando rever a gramática da língua portuguesa! A universidade estadual de Minas Gerais está deseducando”, escreveu um seguidor. Já outros apontaram o aspecto ideológico existente na questão: “Que vexame. Esta linguagem ridícula deturpa o idioma português e serve a uma ideologia nefasta que só faz separar cidadãos em grupos antagônicos”, disse outra comentarista. Poucos demonstraram apoio à iniciativa: “Sou simpatizante da linguagem neutra desde que a Dilma foi PresidentA [sic]. Não entendo as pessoas que se sentem incomodadas com isso”, escreveu outra seguidora da página.

Diante dos questionamentos, a universidade resolveu editar a postagem para explicar a situação. Segundo a UEMG, ao dar as boas-vindas utilizando a linguagem neutra, a universidade buscou “a inclusão e o respeito à diversidade”. A nota explicativa segue dizendo que “a intenção da postagem não foi descaracterizar a língua portuguesa, mas sim pluralizá-la”.