O presidente da República, Jair Bolsonaro.
O presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro nomeou Valdiney Veloso Gouveia como reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele era o terceiro nome da lista tríplice enviada pela instituição ao Ministério da Educação (MEC). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5).

Ao contrário do que ocorria nos últimos mandatos presidenciais, nem sempre Bolsonaro tem escolhido os primeiros colocados nas listas tríplices para reitor enviadas ao MEC - o que é permitido em lei desde 1995, mas não era o usual. Durante a campanha eleitoral de 2018, ele anunciou que pudesse quebrar essa tradição para tentar livrar as universidades públicas que estivessem "dominadas por grupos marxistas" e falou que acreditava ser necessária a alternância de poder nessas instituições.

Durante o ano de 2019, Bolsonaro nomeou 16 reitores de universidades federais; desses, dez figuravam no primeiro lugar da lista tríplice. Em 2020, até agora, Bolsonaro nomeou 15 dirigentes universitários, dos quais oito encabeçavam a lista.