Filme da Brasil Paralelo traz outra visão a respeito da questão ambiental no Brasil e trata de temas como a indústria das ONGs.
Filme da Brasil Paralelo traz outra visão a respeito da questão ambiental no Brasil e trata de temas como a indústria das ONGs.| Foto: Reprodução.

O documentário “Cortina de Fumaça”, da produtora Brasil Paralelo, ganhou uma versão em inglês. O objetivo é fazer com que o filme, que já conta com tem mais de 1,8 milhão de visualizações no YouTube, alcance também o público de outros países.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A produção, lançada em junho deste ano, aborda a questão do meio ambiente no Brasil, partindo da polêmica envolvendo as queimadas nas florestas brasileiras, que em 2019 foram comentadas por diversas personalidades estrangeiras, algumas com pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema.

O filme discute os interesses envolvidos nas discussões ambientais no Brasil, a indústria das ONGs, o potencial agrícola brasileiro, entre outros temas. De acordo com os produtores, a obra busca oferecer “uma visão inédita e destoante das narrativas enviesadas a que estamos acostumados”, a respeito da questão ambiental brasileira.

Para a realização do filme, foram entrevistadas diversas personalidades, como o agrônomo Alysson Paulinelli – indicado ao Prêmio Nobel da Paz por sua contribuição para a ampliação da fronteira agrícola do país; Aldo Rebelo, relator do atual Código Florestal Brasileiro; Marcelo Xavier, presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai); Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos; Patrick Moore, fundador e ex-presidente do Greenpeace, entre outros.