CPI da Intolerância Religiosa no RJ quer que Polícia Civil apure nomes de autores de atentados contra igrejas e grupos religiosos.
CPI da Intolerância Religiosa no RJ quer que Polícia Civil apure nomes de autores de atentados contra igrejas e grupos religiosos.| Foto: jplenio/Pixabay

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que investiga casos de intolerância religiosa no estado vai acionar a Polícia Civil para apurar autores de atentados contra igrejas e grupos religiosos. Segundo a presidente da CPI, deputada Marta Rocha (PDT), a Comissão já apurou evidências de que lideranças tem incentivado a prática, cometida especialmente contra igrejas católicas e centros de religião africana no estado do Rio de Janeiro.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A intenção da CPI é contatar a Polícia Civil para que ela busque informações sobre a prática de condutas descritas no artigo 208 do Código Penal, bem como na lei que trata de racismo em razão de religião, raça ou etnia. Os deputados integrantes da comissão também pretendem articular com o Congresso Nacional uma mudança na legislação. "As penas para esses tipos de intolerância são muito brandas. É preciso rever isto", afirmou Marta Rocha.