Datafolha: para 51% dos eleitores, aplicativos de mensagens poderiam ser suspensos caso desobedeçam ordens da Justiça
Datafolha: para 51% dos eleitores, aplicativos de mensagens poderiam ser suspensos caso desobedeçam ordens da Justiça| Foto: Unsplash

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sábado (26) mostra que 51% dos brasileiros são a favor da suspensão de aplicativos de mensagens, como Telegram e WhatsApp, caso eles não obedeçam ordens da Justiça para evitar compartilhamento de notícias falsas. Os que são contra somaram 43% dos entrevistados (3% disseram que são indiferentes e outros 3% não responderam). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

A sondagem foi feita com 2.556 eleitores entre os dias 22 e 23 de março, quatro dias após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenar a suspensão do Telegram – que posteriormente foi revogada pelo próprio ministro, após a empresa russa cumprir as determinações da corte. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-08967/2022.