O programa “Conta pra Mim” tem um acervo de 40 livros em formato digital, além de cantigas e fábulas de Monteiro Lobato interpretadas pelo cantor e compositor Toquinho.
O programa “Conta pra Mim” tem um acervo de 40 livros em formato digital, além de cantigas e fábulas de Monteiro Lobato interpretadas pelo cantor e compositor Toquinho.| Foto: Agência Brasil

O deputado federal Diego Garcia (Podemos-PR) criou um abaixo-assinado para apoiar os livros do programa Conta pra Mim, da Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), em resposta a outra petição intitulada “Não ao retrocesso nas políticas públicas do livro e da leitura", contra o programa. A pasta tem sido criticada por modificar contos infantis clássicos que compõem o programa, a exemplo das obras "João e Maria" e "O Flautista de Hamelin". Especialistas divergem quanto às implicações de se adaptar clássicos.

"Não podemos permitir esse esvaziamento de trabalhos tão importantes para a educação do Brasil!", afirma Garcia, na petição. O deputado também elaborou um vídeo em apoio ao programa, com tom sarcástico aos críticos à proposta do MEC. "Vocês, que estão reclamando dos materiais, por que não participaram do chamamento [chamada pública do programa]? Onde vocês estavam quando ocorreram as três chamadas públicas?", diz ele. "Agora aparece essa turma progressista bancando de defensora de supostas versões originais de conto de fadas? É brincadeira! [...]" A meta da petição é conseguir 5 mil assinaturas; pelo menos 3.200 pessoas já apoiaram.