O ministro da Educação, Milton Ribeiro, acompanhado do presidente do INEP, Danilo Dupas e do delegado do PF, Cléo Mazzotti, e do diretor de Operações dos Correios, Carlos Henrique Ribeiro,  faz balanço do primeiro dia de provas do ENEM 2021.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, acompanhado do presidente do INEP, Danilo Dupas e do delegado do PF, Cléo Mazzotti, e do diretor de Operações dos Correios, Carlos Henrique Ribeiro, faz balanço do primeiro dia de provas do ENEM 2021.| Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (25) trouxe a exoneração de Anderson Soares Furtado Oliveira do cargo de diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação. Segundo o Diário Oficial, a exoneração ocorreu a pedido de Oliveira. O motivo não foi informado. O cargo passará a ser ocupado por Michele Cristina Silva Melo, cuja nomeação consta na mesma edição do DOU.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

O Inep é o órgão responsável pela aplicação do Enem. No ano passado, poucos dias antes das provas de novembro, dezenas de funcionários fizeram um pedido coletivo de exoneração de seus cargos comissionados e alegaram "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima" do órgão. Já o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que os pedidos de exonerações foram um movimento político e sindical. Ribeiro também negou que tenha havido assédio moral ou intimidação desses servidores dentro do Inep.