O presidente do Inep, Danilo Dupas, em Comissão no Senado.
O presidente do Inep, Danilo Dupas, em Comissão no Senado.| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Educafro, a União Brasileira dos Estudantes (Ubes) e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação ajuizaram, nesta quarta-feira (17), uma ação civil pública na 16ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal para pedir o afastamento de Danilo Dupas da presidência do Inep, órgão responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Para fundamentar a iniciativa, as entidades citam o pedido de exoneração de dezenas de servidores responsáveis pelo Enem. Em manifestação pública, os servidores alegaram "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima" do órgão. Em entrevista ao Fantástico, servidores denunciaram de forma anônima supostos casos de assédio moral, intimidação e tentativa de interferência no Enem.

Em encontro na Comissão Senado do Futuro, também nesta quarta, Dupas se defendeu afirmando aos senadores que os servidores teriam requisitado as exonerações após o anúncio de possíveis mudanças no pagamento das gratificações, reduzindo os salários. Sobre o Enem, ele garantiu que a realização das provas será bem-sucedida. “Estamos preparados [para o Enem], em contato com todas as entidades envolvidas na aplicação dos testes e prontos para quaisquer eventualidades”, afirmou.

Leia também: Bolsonaro diz que Enem era ativismo político com o PT e nega ter visto as provas