Segundo o site da escola, a ideia é proporcionar um ensino de referência internacional no Brasil.
Segundo o site da escola, a ideia é proporcionar um ensino de referência internacional no Brasil.| Foto: Divulgação/EIC

Com mensalidades variando de R$ 4 mil a R$ 8 mil, já está em operação, no Rio de Janeiro, a primeira unidade da Escola Chinesa Internacional. Segundo o site da escola, a ideia é proporcionar ensino de referência internacional no Brasil, seguindo o modelo da educação básica da China, em um ambiente trilíngue (mandarim, português e inglês).

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Serão atendidos alunos a partir de 1 ano,  tanto filhos de chineses que moram no Brasil quanto brasileiros sem qualquer ligação com o pais asiático. Conforme a escola, há previsão de bolsas de estudos, integrais e parciais, para estudantes que não tiverem condições de pagar as mensalidades, desde que tenham "paixão de aprendizado e ansiosos para estudar na Escola Chinesa do Rio de Janeiro".

A escola foi criada com o apoio financeiro de empresários chineses que residem no Rio de Janeiro e empresas chinesas sediadas no Brasil, com a permissão e apoio do Consulado Geral da China.

Além de integrar os currículos educacionais vigentes na China e no Brasil, a escola aposta no reforço do ensino de disciplinas de Matemática e Ciências. Nesse sentido, além do currículo obrigatório, são oferecidos cursos de matemática olímpica, ábaco, aritmética mental e programação de computadores dos níveis básico e intermediário.