Governador do Texas quer investigar pais que apoiam tratamento para a mudança de sexo em crianças. Na foto, a “Hora da Drag Queen”, atividade em algumas escolas nos EUA.
Governador do Texas quer investigar pais que apoiam tratamento para a mudança de sexo em crianças. Na foto, a “Hora da Drag Queen”, atividade em algumas escolas nos EUA.| Foto: Divulgação

A juíza Amy Clark, do estado do Texas, suspendeu temporariamente uma diretriz do governador Greg Abbott para que as autoridades estaduais investigassem famílias em que os pais apoiam tratamentos médicos para a troca de gênero de crianças. Uma ação foi ajuizada após a família de um servidor público ser abordada por autoridades. Cabe recurso da decisão.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

No mês passado, Abbott pediu ao Departamento de Proteção à Família do Estado (DFPS) que analisasse famílias que permitem procedimentos medicamentosos e invasivos em crianças para a mudança de sexo. A ação "constitui abuso infantil segundo lei vigente no Texas", afirmou.

Ao dar a decisão, a magistrada alegou que crianças e jovens transgênero poderiam sofrer "dano iminente e irreparável" caso a norma continuasse em vigor. Na verdade, pesquisas mostram que menos de 1% das crianças que apresentam disforia de gênero (condição psicológica em que as crianças sentem uma incongruência entre o gênero que sentem ter e o gênero associado a seu sexo biológico) permanecem com esse desejo com o passar do tempo.

Por outro lado, as consequências de bloqueadores de hormônios em crianças são nocivas. Além de levar à esterilidade, causam graves problemas de saúde, físicos e psicológicos.

Veja também: Vídeo: Psiquiatra mostra consequências da mudança de sexo em crianças e jovens