Ferramenta monitora ações das instituições de ensino durante pandemia
Ferramenta monitora ações das instituições de ensino durante pandemia| Foto: Li Lin/Unsplash

Uma plataforma online com informações em tempo real sobre as ações e o funcionamento da rede federal de educação durante a pandemia de Covid-19 foi lançada nesta quarta (5) pelo Ministério da Educação (MEC). O sistema também permite o monitoramento da rede educação básica.

A ideia é que a ferramenta auxilie cidadãos, gestores educacionais, discentes e docentes a se manterem informados, além de poder ser usada como referência para tomadas de decisões, estudos técnicos, pesquisas científicas, planejamento e aperfeiçoamento de políticas públicas.

O Painel Coronavírus de Monitoramentofoi foi desenvolvido pelo MEC em parceria com a Rede Data Science BR (DSBR) e é coordenada pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O sistema oferece diversos tipos de dados em forma de mapas e diagramas interativos e responsivos.

Podem ser consultados, por exemplo, o número de docentes e discentes, população dos municípios, números de casos de Covid-19 ao longo do tempo e outros dados que retratam a evolução da pandemia. Orientações sobre os protocolos de segurança que devem ser seguidos para a volta segura às aulas também foram disponibilizados na ferramenta.