• 14/01/2021 15:28
Exame Nacional do Ensino Médio

Justiça nega novo pedido de adiamento do Enem 2020 e mantém prova para domingo

  • 14/01/2021 15:28
    • Gazeta do Povo
    Justiça nega novo pedido de adiamento do Enem 2020 e mantém prova para domingo
    De acordo com o Inep, 5,7 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem 2020. Primeira etapa ocorre neste domingo (17)| Foto: Pixabay

    Após ter o pedido de adiamento da aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 negado pela Justiça Federal na terça-feira (12), a Defensoria Pública da União (DPU) recorreu da decisão e teve novo revés. Nesta quinta-feira (14), Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) manteve a realização das provas presenciais do Enem para os dias 17 e 24 de janeiro – a versão digital será realizada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

    Na decisão, o desembargador Antonio Carlos Cedenho argumenta que "embora as infecções pelo novo coronavírus tenham se intensificado, devido, sobretudo, às festas de fim de ano, a observância das normas sanitárias minimiza o risco durante a prova. Similarmente às eleições para prefeitos e vereadores, o Enem sintetiza um interesse público de difícil postergação".

    O magistrado também destaca que a aplicação do exame não foi uma decisão isolada e política do Ministério da Educação e que “houve a participação de setores diretamente interessados no Enem, inclusive estados e municípios, dando legitimidade e representatividade para a nova data de realização”. Por fim, Cedenho afirma que a suspensão do exame levaria à desestabilização da educação básica e do ensino superior.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.